Os Incríveis 2: Sessões Nos EUA Têm Avisos Sobre Ataque Epilético

Os Incríveis 2

Desde seu anúncio, o filme Os Incríveis 2, sequência do filme de grande sucesso da Pixar, causou muita empolgação e expectativa nos fãs. O filme tem estreia prevista, no Brasil, para dia 28 deste mês. Algumas empresas de imprensa já tiveram acesso ao filme e revelaram que está sensacional! (E isso muito nos empolga, não é mesmo? haha) Porém, parece que durante as sessões de exibição da animação nos Estados Unidos há um aviso um tanto quanto peculiar.

Segundo a revista virtual Variety,  a própria Disney solicitou que os cinemas que exibirem Os Incríveis 2 nos EUA coloquem um aviso de risco de ataque epilético. A empresa decidiu tomar esta atitude dias após uma blogueira chamada Veronica Lewis questionar em um (ou vários) tweet o fato do filme possuir repetição acelerada de luzes estroboscópicas, devido ao poder do vilão, o Hipnotizador. Veronica ainda explicou que atrações de entretenimento que causam riscos assim devem, e apresentam, estes avisos.

Os Incríveis 2

As afirmações de Lewis criaram boatos que o filme Os Incríveis 2 traz riscos não só para epiléticos quanto para pessoas com enxaquecas crônicas, Stress Pós-Traumático, Transtorno de Déficit de Atenção, Hiperatividade, convulsões, vertigem e deficiência visual. (Nossa, dá até medo de ir assistir o filme Hahaha) Confira abaixo os tweets da blogueira:

“ALERTA DE SAÚDE! Eu não tenho visto isso ser mencionado em muitos lugares, mas o novo filme Os Incríveis 2 é cheio de luzes estroboscópicas que podem causar problemas para pessoa com epilepsia, enxaquecas e doenças crônicas. Este aviso é livre de spoiler”

“Então, a escolha de arma para o vilão do filme são luzes brancas brilhantes que estão piscando em uma alta frequência com a intenção de desorientar pessoas. Uma destas cenas dura mais de 90 segundos, com uma luz estroboscópica contínua, outras cenas duram entre 5 a 30 segundos”

“Estas cenas também estão espalhadas pelo filme e, muitas vezes aparecem sem aviso. Meu dispositivo de descrição auditiva me alertou sobre as cenas maiores, mas outras vezes as luzes eram tão estroboscópicas que surgiam do nada sem nenhuma razão.”

“Eu não estou promovendo um boicote a Os Incríveis 2, ou para alterar o filme. É muito bem feito e as luzes estroboscópicas são pontos importantes para a trama. Eu só gostaria que a Disney/Pixar e os cinemas emitissem um aviso que o filme possui várias cenas com luzes estroboscópicas.”

“Vídeo-Games, alguns clipes de música, shows ao vivo, atrações de parques temáticos e até mesmo produtos eletrônicos fornecem avisos sobre os efeitos de luzes estroboscópicas e o potencial para ataques e outros efeitos adversos. Por que não fazer a mesma coisa com um filme voltado para Crianças?”

“Os pais têm o direito de fazer uma decisão informada sobre algo que possa afetar a segurança de suas crianças e pessoas com doenças crônicas têm o direito de aprender os possíveis gatilhos/tomar medidas para evitá-los. Os Incríveis 2 precisa de um aviso de segurança na bilheteria para isto.”

Olha, eu não sei vocês, meus amigos, mas eu não sei se estou assustado com o fato do filme trazer riscos à saúde das pessoas ou com a quantidade de vezes que a Veronica usou a expressão “luzes estroboscópicas” (hahaha). Mas, brincadeiras à parte, esta é uma discussão muito importante, pois ninguém deve ter sua saúde comprometida devido a um filme e ninguém deve ter seu momento de lazer estragado por situações desagradáveis como esta.

Vale lembrar que avisos deste tipo surgiram em 1997, após um incidente com um episódio específico de Pokémon que causou a hospitalização de 685 crianças no Japão.

Os Incríveis 2 - Pokémon

Até o momento, não sabemos se nas sessões brasileiras teremos este aviso, mas é muito importante que tenhamos! E é muito importante também, que você compartilhe esta informação com seus amigos e familiares, seja por meio do compartilhamento deste post (ficaríamos muito agradecidos, inclusive) ou da própria informação mesmo. Precisamos manter as pessoas em alerta sobre os riscos que podem correr.

Os Incríveis 2 estreia dia 28 de junho aqui no Brasil. Vamos assistir, nos divertir, mas tomando as cautelas necessárias.

Comenta aqui embaixo o que você acha sobre esta situação. Acha que a Veronica está exagerando e que a Disney não traria riscos a seus espectadores? Ou acredita que isso possa estar acontecendo mesmo nestes níveis? Interage com a gente! =D

Mais matérias sobre Os Incríveis 2:

‘Os Incríveis 2’ Se Torna A Animação De Melhor Estreia Da História

Brad Bird Conta Que Vilão De Os Incríveis 2 Foi Mudado Diversas Vezes

Participe! Deixe seu comentário logo abaixo...
Lucas Gabriel

Estudante de Tecnologia da Informação, apaixonado por cinema, música e boas histórias de terror e drama! Adora discutir teorias malucas sobre séries ou filmes. Nerd assumido desde pequeno. Fã do Quentin Tarantino (inclusive acredita na teoria de que todos os filmes formam um só), Star Wars, Harry Potter, FRIENDS e filmes, como Laranja Mecânica, Donnie Darko e Nosferatu.