Você sabia que A Forma da Água foi inspirado em um clássico dos anos 50?

Para mim, A Forma da Água foi uma master piece de Guillermo del Toro que acertou em cada pequeno detalhe e hoje, conversando com meu pai, descobri que o longa teve como base algo sensacional: um clássico do terror de 1954 chamado Creature from the Black Lagoon. Apesar de já ter explorado outros mundos diversas vezes, como em Hellboy, O Labirinto do Fauno e Pacific Rim, desta vez a inspiração foi algo que veio de sua infância.

Para del Toro, este filme foi a realização de um sonho, isso porque para uma criança que cresceu vendo clássicos de terror da Universal Pictures, poder recriar a história de The Creature of Black Lagoon certamente foi uma experiência sensacional. Para quem não conhece ou se lembra, o longa-metragem conta a história de Gillman (interpretado por Ben Chapman em terra e Ricou Browning em água) e seu fascínio por Kay (Julie Adams), uma jovem que fazia parte de um grupo de cientistas que realizou uma expedição na selva amazônica.

Em uma entrevista ao THR para divulgação de A Forma da Água, del Toro conta sobre sua inspiração e como, aos 7 anos de idade, ele imaginou que o romance em The Creature from the Black Lagoon deveria ter acontecido. Veja que bacana:

“A criatura foi o desenho mais bonito que eu já vi, eu o vi nadando debaixo da [atriz] Julie Adams e adorei que a criatura estivesse apaixonada por ela, e eu senti um desejo quase existencial para eles terminarem juntos. Claro, isso não aconteceu “.

Desde então e ao longo de toda sua carreira, esta ideia se manteve em sua mante. Inlcusive, ele tentou fazer – aos 30 anos – um remake do clássico, porém nunca conseguiu permissão do estúdio que na época detinha os direitos.

“Eu fui para a Universal e disse: ‘Podemos fazer o filme do ponto de vista da criatura?’ Eles não foram em frente e eu disse: ‘Acho que eles deveriam acabar juntos’. Eles também não gostaram disso.

Como podemos ver, ele conseguiu realizar seu sonho e trouxe com maestria seu conceito de infância. Quebrou paradigmas, foi real e verdadeiro em sua história e fez com que todos os que entraram nas salas de cinema do mundo para assistir A Forma da Água se apaixonassem por Sally Hawkins e Doug Jones. Você gostou do filme? Sabia de sua referência? Comente!

Participe! Deixe seu comentário logo abaixo...
Amanda Canabarro

Sempre adorei ler e escrever desde pequena, tendo toda a franquia do Harry Potter em meu currículo antes dos 14 anos. Hoje, estudo Relações Públicas, escrevo, tenho uma empresa, um canal no YouTube de mistérios e sou viciada em filmes e séries, o que acaba complicando as funções anteriores... :D