China Se Torna Maior Mercado Cinematográfico, Superando EUA

Sala de Cinema

Depois de superar os Estados Unidos, em 2016, se tornando o país com o maior número de sala de cinemas do mundo, neste ano de 2018, a China novamente superou a América do Norte e tornou-se o maior mercado cinematográfico do mundo.

De acordo com o China Movie Data Information Network (CMDIN), entre janeiro e março, a China arrecadou cerca de 20,21 bilhões de yuans (3,17 bilhões de dólares). Enquanto nos Estados Unidos foram arrecadados “apenas” 2,8 bilhões de dólares (conforme informou a revista americana Variety).

Segundo a pesquisa da CMDIN, cerca de 75% das bilheterias chinesas foram para filmes locais. Isso reflete na lista dos 10 filmes mais assistidos do país, em que 7 deles são chineses ocupando os 5 primeiros lugares (Os filmes Pantera Negra e Círculo de Fogo – A Revolta também marcaram presença no top 10 chinês)

Sala de cinema na China

Operation Red Sea (Operação Mar Vermelho), uma superprodução chinesa que trata de uma missão do exército chinês no Mar Vermelho contra a pirataria, ocupa o primeiro lugar da lista com mais de 3,6 milhões de yuans (554 milhões de dólares) arrecadados.

A causa mais plausível para esses números exorbitantes é a proximidade ao Ano Novo Chinês, período em que a maioria da população chinesa (que não é nada pequena haha) está de férias e aproveita o tempo livre para ir ao cinema com a família ou amigos.

Vale ressaltar, ainda, que o mercado chinês é bastante relevante para as produções “Hollywoodianas”, devido ao tamanho de sua população. Mesmo que o governo do país só permita a exibição de 34 filmes estrangeiros por ano.

O que achou da notícia? Comente!

Lucas Gabriel

Estudante de Tecnologia da Informação, apaixonado por cinema, música e boas histórias de terror e drama! Adora discutir teorias malucas sobre séries ou filmes. Nerd assumido desde pequeno. Fã do Quentin Tarantino (inclusive acredita na teoria de que todos os filmes formam um só), Star Wars, Harry Potter, FRIENDS e filmes, como Laranja Mecânica, Donnie Darko e Nosferatu.