As 100 melhores comédias de todos os tempos, segundo a BBC

A BBC entrevistou 253 críticos de cinema (135 homens e 118 mulheres) de 52 países e seis continentes, para responder a uma pergunta bem complicada: quais são as 100 melhores comédias de todos os tempos?

A comédia no cinema, historicamente, é considerada uma arte secundaria quando comparada a seu co-irmão, o drama. As premiações do Oscar geralmente ignoram esse gênero, tanto que atores cômicos decidem tentar uma melhor sorte com papéis dramáticos e o cânone dos clássicos modernos indica que “o que faz você rir” não pode ser considerada como uma grande obra cinematográfica.

Daí eu faço a seguinte pergunta: deixar algumas lágrimas rolarem enquanto assistimos a um filme tem mais valor emocional do que rir em voz alta? Essa é uma pergunta que a Academia jamais saberá responder.

Em The Journey of Sullivan, o diretor Preston Sturges mostrou que é tranquilamente possível fazer comédias com conteúdo. No filme vemos uma homenagem a Chaplin, Keaton e todos os comediantes que tinham um único objetivo em suas obras: fazer rir.

Com enorme maestria, Sturges passa por vários estilos de humor, desde o slapstick às perseguições (uma marca clássica na era da comédia silenciosa). É uma daquelas histórias que nos lembram que, de vez em quando, não é ruim desconectar um pouco o cérebro e apenas rir.

Bem, chega de enrolação! Destaquei abaixo as 10 primeiras da lista, que surpreendentemente não conta com Charlie Chaplin.

10. The General (Clyde Bruckman e Buster Keaton, 1926)

9. This Is Spinal Tap (Rob Reiner, 1984)

8. Playtime (Jacques Tati, 1967)

7. Airplane! (Jim Abrahams, David Zucker e Jerry Zucker, 1980)

6. Life of Brian (Terry Jones, 1979)

5. Duck Soup (Leo McCarey, 1933)

4. Groundhog Day (Harold Ramis, 1993)

3. Annie Hall (Woody Allen, 1977)

2. Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (Stanley Kubrick, 1964)

1. Some Like It Hot (Billy Wilder, 1959)

A lista completa você pode conferir clicando aqui. A matéria também trás uns fatos históricos do cinema, além de uma série de curiosidades.

Já riu com algum dos filmes da lista? Conte para nós aí nos comentários! 😉